terça-feira, 29 de julho de 2014

20 anos sem Mussum

14 coisas que você (ainda) não sabe sobre o Mussum, de "Os Trapalhões" TV Globo/Reprodução
Da esquerda para a direita: Mussum, Didi, Dedé e ZacariasFoto: 
TV Globo / Reprodução
publicado:zh.clicrbs.com.br/
Nesta terça-feira, 29, completam-se 20 anos que o humorista Mussum morreu. Antônio Carlos Bernardo Gomes ficou famoso por ter interpretado o personagem Mussum no programa televisivo Os Trapalhões, por cerca de 20 anos, ao lado de Didi, Dedé e Zacarias.
O humorista morreu jovem, aos 53 anos, em decorrência de um transplante de coração mal sucedido. Para lembrar a data, confira a lista de 14 coisas que você ainda não sabe sobre o artista, adaptada da lista "40 coisas incríveis que você provavelmente não sabia sobre a vida e a carreira do Mussum", do site Buzzfeed.
~Mussum para a presidência!!!~

Foto: Reprodução
1) O apelido Mussum nasceu durante uma apresentação de Antônio Carlos Bernardes com seu grupo Originais do Samba durante um programa de tevê. Quem deu o apelido foi ninguém menos do que Grande Otelo – ator, cantor e comediante.
2) Quem aconselhou que Mussum falasse com ‘is’ no fim das palavras foi o comediante Chico Anysio. Assim nasceram: "como de fatis", "tranquilis" e "não tem problemis". Ela ainda não era humorista assumido e fazia participações na Escolinha do Professor Raimundo.
3) Mussum era chamado de Caco pelos familiares por causa do boneco dos Muppets.
4) Quem convenceu Mussum para entrar para Os Trapalhões foi Dedé Santana, que era fã de Originais do Samba.
5) Mussum era um homem com muitas habilidades: fabricava seu próprio reco-reco, serviu a aeronáutica, aprendeu a tocar bateria na aeronáutica, sabia enviar mensagens em código Morse, fez curso de ajustador mecânico, tinha licença de Cabo Arraiz para dirigir lanchas, foi diretor da Ala das Baianas da Mangueira e investiu no ramo de empreiteiras, com a Construtora Ébano.
6) Ele usou a gíria "Lepo Lepo" muito antes do Psirico e em dois momentos diferentes: na música Because Forever, gravada em 1986 em seu disco solo, e em uma entrevista para a revista Casseta Popular, em 1990.
~Em que trecho está "lepo lepo"?~
7) O humorista tinha um envolvimento muito grande com a música. No samba, regravou faixas de Adoniram Barbosa (Saudosa Maloca, Samba do Arnesto e As Mariposas) e gravou uma das primeiras composições de sucesso de Zeca Pagodinho (Chiclete de Hortelã). Na bossa nova, gravou uma música deVinicius de Moraes e ganhou um festival ao lado de Elis Regina.
8) Ele era flamenguista e tinha uma bandeira do Flamengo autografada porZico em casa. Mas quando morou em São Paulo, entre 1967 e 1976, adotou o Corinthians como segundo time.
9) Mussum colaborou com diversos projetos sociais nas décadas de 80 e 90. Entre eles, a doação de um consultório odontológico para a Comunidade do Morro da Mangueira.
10) No bairro do Morumbi, em São Paulo, há uma rua com o nome de Rua Comediante Mussum. Ela fica bem perto da Rua Comediante Zacarias.
11) Mussum contracenou com Hebe Camargo e Ronald Golias em uma encenação de Romeu e Julieta na TV Record nos anos 60.
12) Ele interpretou Jesus Cristo no filme Os Trapalhões no Auto da Compadecida.
13) Mussum declarou apoio à candidatura de Maluf à presidência.
14) Certa vez, Mussum tomou umas porradas de Bud Spencer – que participou ao lado de Terrence Hill de Os Trapalhões. Bud e Terrence ficaram famosos por filmes de 'western spaghetti'.


Nenhum comentário:

Postar um comentário