sexta-feira, 26 de setembro de 2014

"Escolhi ser o neguinho engraçado para não ser zuado por causa da cor"

publicado: pragmatismo político
“Na minha infância, pra me defender, eu era o pretinho que ria da própria condição, fazia de tudo pra passar despercebido. Tentava ser incolor. Pelé insiste em dizer que é a melhor forma pra combater o racismo”
dj cortecertu racismo pelé

Dj CorteCertu*, Escrevinhador
Na minha infância, pra me defender, eu era o pretinho que ria da própria condição, fazia de tudo pra passar despercebido. Pra não ser zoado por causa da minha cor, escolhi ser o neguinho engraçado, o moleque que não incomodava e tentava ser incolor.
Não entendia nada sobre racismo, apenas sentia o preconceito e percebia que as pessoas preferiam pretos assim. Eu estava onde achavam que eu deveria estar: sem me conhecer e sem reconhecer os meus.
O rap me tirou desta posição que o Pelé insiste em dizer que é a melhor forma pra combater o racismo.

Esconder a realidade para forjar harmonia é uma arma utilizada por vários grupos da nossa sociedade.
Uns, por falta de informação e conhecimento, utilizam como forma de defesa. Outros, por conhecerem bem as engrenagens que movem o país, utilizam como forma de dominação.

Nada é tratado de maneira mais profunda.
Para a maioria, o racismo tem o poder de existir sem racistas. O racismo sempre está lá fora.
Tente conversar sobre racismo no ambiente de trabalho e verá que muitos apenas vão lutar pra mostrar que não são racistas. Não ser racista é o começo, mas não basta para acabar com o racismo.

*Dj Cortecertu é editor do Portal Central Hip-Hop/BF

Nenhum comentário:

Postar um comentário