terça-feira, 24 de junho de 2014

Sociedade 13 de Maio promove Festival Batuques de Terreiro

"Porque Umbanda e Candomblé são religiões sim!" Dia 28 de junho, a partir das 21h, na Sociedade Treze de Maio.

Dia 28 de junho a Sociedade 13 de maio promove o Festival Batuques de Terreiro com apresentações dos grupos:
  1. Os Encantados;
  2. Tambores do Paraná;
  3. Curimba do Terreiro do Tio Antonio;
  4. Paranambuco. 

A música brasileira e suas raízes culturais desencadeiam em uma transformação, uma criação de uma nova perspectiva de vida, movimenta e põe em prática os conhecimentos motivados por objetivos primordiais para o desenvolvimento social: entristecer, provocar e deixar em evidencia os sentimentos mais generosos das pessoas. A música está na alma e no corpo. Na mente e no coração. Fazer música não é apenas empunhar um instrumento, mas sim ceder e executar as melodias existentes no tempo, ou na ausência dele.

O batuque representa a mistura de culturas e etnias que se fundem na história e no folclore de seu povo. Falar dos sons que influenciam na criação da musica brasileira de raiz é falar da mistura de tradição trazida pelos colonizadores, da espiritualidade e ritualização aliada a uma rica diversidade cultural existente em diversas matrizes indígenas e africanas.
Musica brasileira de raiz é uma junção que resulta num valor de extrema importância: Paixão. Colocar em evidencia a capacidade dos mais sinceros sentimentos. O alegre e o melancólico. A vibração da alma que é inquestionavelmente, entre tantas, uma grande virtude da música.
Propondo uma divulgação em prol da cultura de raiz brasileira e sua musicalidade, buscamos atingir por meio deste festival uma unificação entre os artistas locais e regionais, para que haja uma constante troca e se faça visível esta capacidade transformadora da criatividade em beneficio da evolução e conhecimento da musica de raiz produzida no Brasil.

O Festival Batuques de Terreiro tem por objetivo unificar essa paixão ao mesmo tempo em que traz a cultura afro-brasileira a público. As manifestações dessa cultura, tanto musicais, religiosas e visuais, estão presentes na nossa sociedade, fazem parte de nossa construção. Propomos o Festival para trazer para cada vez mais públicos essas manifestações brasileiras.
mais informações pelo site do festival.

Nenhum comentário:

Postar um comentário