quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Preconceito de berço

por*
Walter Hupsel

Volto a escrever depois de uma pequena interrupção necessária. Conforme já havia antecipado aqui neste espaço, minha filha nasceu. Passei este tempo aprendendo a lidar com uma pequena e suas necessidades, sempre difíceis de adivinhar, ainda mais para um pai de primeira viagem.Depois de muita ansiedade, angústias e visitas a hospitais para decidir onde ela nasceria, Clarice veio ao mundo em uma maternidade na Avenida Paulista, o símbolo de uma cidade cada vez mais reacionária e proibida.

Mas não é este o tema. Não a cidade de São Paulo, muito menos minha paternidade. É sobre um assunto que já rolou nas redes sociais quando uma leitora escreveu a uma revista dedicada aos pais perguntando o porquê de só ter, nesta revista, crianças brancas.

Pois bem. Na maternidade que Clarice nasceu, em paredes estratégicas de corredores, tem enormes fotos de bebês com dias ou semanas de vida. São fotos alegres, sorridentes, que fazem com que o pai que perambula à noite pelos corredores imagine seu filho desta maneira, nestas poses e expressões.

Não pude deixar de perceber, nas fotos, um certo padrão. E não falo das poses e sorrisos cativantes, mas dos modelos. Todas, absolutamente todas, eram crianças brancas e de olhos azuis. Não havia uma de olhos escuros, de cabelo cacheado, uma descendente de japonês. Negro, então, nem pensar.

Pode-se alegar que é o padrão de beleza, que importamos isso dos escandinavos e dos eslavos. Pode-se dizer que a maternidade não faz assim propositadamente. Ambos podem ser verdades. Entretanto, ao repetir e propagar esses modelos, acriticamente, reforça, mesmo sem querer, preconceitos antigos e longevos.

Nas paredes da maternidade, em uma espécie de boas-vindas a pais e filhos, só havia lugar para crianças brancas e loiras. Em uma cidade que se pretende ser cosmopolita, que se acredita como uma Nova York do hemisfério sul, uma cidade feita por migrantes e imigrantes, aquelas paredes parecem dizer simbolicamente: aqui não é o seu lugar!
 *Walter Hupsel - Analista político/ Colunista no Yahoo! Brasil/ Professor de Ciência Política e Relações Internacionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário