Balanço do Ministério do Trabalho e Emprego aponta que estado teve quase 5,5 mil mortes por acidentes do tipo nos últimos 20 anos
O Paraná é o quarto Estado com maior incidência de mortes em acidentes de trabalho. Os dados divulgados nesta segunda-feira (21) pelo Ministério do Trabalho e Emprego no Paraná fazem parte do Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho, que aponta 5.486 óbitos de trabalhadores durante a execução de suas funções nos últimos 20 anos.
Nos últimos dez anos, o índice de mortalidade no trabalho diminuiu de maneira expressiva no Estado, de 32 óbitos a cada 100 mil trabalhadores, nos anos 1990, para 7,98 óbitos a cada 100 mil nos anos 2000. Mesmo assim, o índice está acima da média nacional, de 7,4 mortes, na mesma base de comparação.
Assim como o Paraná em relação ao País, o Brasil não ocupa uma posição confortável no ranking das nações com condições de trabalho que mais ocasionam mortes. O índice de 7,4 mortes a cada 100 mil por ano entre os trabalhadores brasileiros é superior a de países como Tailândia, Malásia e Equador.
As informações são do site do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR). O balanço foi apresentado pela auditora fiscal do trabalho June Rezende, durante um curso no TRT-PR. O órgão informou que o documento completo ainda não está disponível para consulta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário