sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Performances ousadas da Bahia em Curitiba

Luiz Guarnieri/Divulgação
Luiz Guarnieri/Divulgação / Edital é uma das atrações desta sexta-feira na Casa HoffmannEdital é uma das atrações desta sexta-feira na Casa HoffmannArtistas do grupo Dimenti chegam à cidade com patrocínio da Funarte para mostrar criações que dialogam com as artes visuais

O coletivo Couve-Flor encerrou suas performances sugestivas em Curitiba, mas um de seus integrantes volta à cidade trazendo reforços. Netto Machado vem na companhia do grupo Dimenti para apresentações, de sexta a domingo, na Casa Hoffmann e Teatro José Maria Santos, dentro da programação do Projeto Combo.

Com patrocínio do Prêmio Funarte (do Ministério da Cultura) de Dança Klauss Vianna, os artistas já passaram por Recife, Rio de Janeiro, Belém e Brasília.

Nesta sexta, apresentam-se Fábio Monteiro, com Edital, e Leo França, com Single. Este último, cujo nome poderia sugerir solidão, é uma instalação coreográfica, ou seja, é dança mas dialoga com as artes visuais. O artista contou à Gazeta do Povo que espalha objetos pela sala: uma vitrola que lembra uma caixinha de música; um aquário que sugere uma cidade submersa e aprisionada, e vários tijolos dispostos no espaço. “Queria desconstruir fronteiras muito rígidas e violentas existentes na cidade”, explica Leo. “Por isso o aquário, que se parece com nossos apartamentos, numa redoma de vidro.”

A tensão urbana da ameaça de violência e do medo do contato com o outro surge em movimentos em que o artista se aproxima e se afasta do público. Outro elemento é sugestivo da proposta do baiano: o figurino traz uma coluna vertebral feita de ferros que se assemelham às proteções de muro que afastam meliantes das residências. “É um aparato de violência para prevenir a violência”, critica Leo.

No domingo, a última performance, Souvenir (criação com Netto Machado e outros artistas) faz uma incursão a um quintal da região da Casa Hoffmann, de onde o grupo sairá às 18h30.

publicado - gazeta do povo - 07/12/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário