domingo, 11 de dezembro de 2011

Entregue Nobel da Paz a três mulheres

  
      
publicado:radio vaticano

Estocolmo (RV) - A cerimônia de entrega do Prêmio Nobel da Paz de 2011 se transformou neste sábado em uma homenagem à luta das mulheres de todo o mundo e aos movimentos populares da chamada Primavera Árabe. O prêmio foi entregue à presidente da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf, à sua compatriota Leymah Gbowee e à iemenita Tawakkul Karman. É a primeira vez na história que o prêmio é atribuído a três mulheres.

As três foram agraciadas pelo comitê “por sua luta não-violenta pela segurança das mulheres e seus direitos a uma participação plena no trabalho de construção da paz”. As mulheres foram um dos temas principais dos discursos das vencedoras do prêmio, incluindo aquelas que, “com sua luta privada e silenciosa, ajudaram a formar nosso mundo”.

“Vocês representam uma das forças motrizes mais importantes das mudanças no mundo de hoje: a luta pelos direitos humanos em geral e a luta das mulheres pela igualdade e pela paz, em particular” - disse a presidente do Comitê Nobel, Thorbjoern Jagland, ao prêmio. “Vocês dão sentido ao provérbio chinês, que diz que as mulheres sustentam metade do céu” - acrescentou.

Vestidas com trajes tradicionais - as liberianas com vestidos africanos coloridos, enquanto Tawakkul Karman usou um hijab colorido - as vencedoras receberam o Nobel sob os aplausos dos presentes, incluindo a família real da Noruega.

Ellen Johnson, de 73 anos, foi a primeira mulher eleita democraticamente chefe de Estado de um país africano, a Libéria, que sofreu 14 anos de guerras civis que fizeram 250 mil mortos.

Leymah Gbowee, de 39 anos, é uma assistente social liberiana que organizou o movimento pacífico de mulheres que contribuiu para por fim à segunda guerra civil na Libéria, em 2003.

A jornalista iemenita Tawakkul Karman, de 32 anos, é a primeira mulher árabe a receber o Prêmio Nobel da Paz. Distinguiu-se por ter sido uma das figuras de proa da Primavera Árabe no seu país, um movimento que levou ao período de transição para que o presidente Ali Abdullah Saleh abandone em fevereiro próximo o poder que ocupa há 33 anos.

O Prêmio Nobel é constituído por uma medalha de ouro, um diploma e um cheque de 10 milhões de coroas suecas (cerca de 1 milhão de euros) repartido em três partes iguais pelas vencedoras.
(G1-CM) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário