quarta-feira, 7 de julho de 2010

Candidatura de Leci abre as portas para uma discussão mais ampla e democrática sobre a liberdade religiosa

Da Assessoria

Unegro/SP promove encontro entre Leci Brandão e filhos do Axé e lança candidatura da compositora












Na presença de várias lideranças religiosas, representantes partidários e do movimento negro de SP e de enviados da Unegro/PR ocorreu o encontro sobre a liberdade de expressão que as religiões afro têm no estado de São Paulo. A sambista e militante negra, Leci Brandão, foi quem comandou a discussão.

Na ocasião, a Unegro/SP lançou a ilustre cantora como candidata à Deputada Estadual da unidade de federação paulista, que se comprometeu com a bandeira religiosa do Movimento Negro, embora também considere importantes as outras frentes do Movimento. Segundo Leci, são necessários mais negros no Congresso fazendo uso das leis para garantir uma sociedade mais igual entre pares e ímpares. “Quantas pessoas nos representando [a comunidade negra] temos no Congresso?”, questionou.

Depois de contar sua história de vida, falou sobre a decisão de candidatura.

Por não saber quais eram suas atribuições de um Deputado Estadual, questionou: “Quem é o Deputado? Deputado faz escola, faz hospital, faz estradas...?”. Depois de obter não para todas as alternativas, frustrada, novamente perguntou: “Então Deputado faz o quê?”. Foi então que Leci resolveu encarar o desafio. “Deputado faz leis e pode alterar a constituição vigente através de emendas e leis complementares, isso é muito importante para nós negros”.

A Unegro/PR, na oportunidade, apoiou a decisão e colocou-se à disposição para auxiliar a nova candidata do Estado vizinho. “Se for preciso, a gente vem pra cá ajudar”, comentou o Coordenador de Organização e Finanças da entidade, Luiz Henrique Fontes.


Para finalizar o encontro, Edson França, Coordenador Nacional da Unegro, fez um breve respaldo sobre o próximo Censo Demográfico do IBGE e pediu que todos aqueles que seguissem religiões de matrizes africanas o dissessem aos recenseadores. “O ultimo Censo anunciou a diminuição de 2% de seguidores, e nós sabemos que isso não é verdade. Quem é de Axé diz que é!”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário