quinta-feira, 5 de março de 2015

Passando as fases da maquiagem (Especial AFROCHIC)


por: Francielle Costacurta*
As propagandas dizem que a maquiagem realça a beleza. A verdade de quem usa, sabe que a pintura facial, disfarça a diferença entre o lado direito e esquerdo do rosto. Ela tem o efeito ilusionista, com o iluminador é capaz de enganar a expressão abatida de quem esta exausta. Para isso se ergue as sombrancelhas, com o auxilio de uma pinça certeira. Disfarça a idade ou aumenta os seus anos, o que importa é parecer em fase reprodutiva, mulher não pode ser menina e nem enrugada. Os truques de maquiagem e cosméticos, prometem deixala próxima da boneca Barbie com perfil de boneca de gesso. Porém... A estrutura óssea facial é o que delimita o efeito da maquiagem. Por isso é tão difícil imitar a modelo e a cantora da moda, ao menos que freqüente o mesmo cirurgião plástico que ela.

Já fui perua de maquiagem, brincava com as cores como se fosse tinta guache no papel. Já fui sisuda, nada de custos de maquiagem e de roupas. Mas o mundo que a gente vive, sobrevive de preconceitos, uma apresentação minimamente produzida, abre portas e relacionamentos. É o network da primeira impressão. Uma maquiagem que não te borra no meio da festa, e com menos acumulo de metais pesados, e sem testagem em animais, tem um custo de qualidade de pelo menos cinqüenta por cento maior que um produto de segunda.
Hoje, reconheço que o mercado avançou, diante da maquiagem para a pele negra. Considerando na década de noventa – tempos que fui aspirante de modelo. Não existia pó e base de industrias nacionais e populares. Hoje existe um nicho de comercio, presente mais reduzido. No catalogo da Natura por exemplo, existe uma variedade de bases, mas não se tem o pó compacto escuro. Logo nas filiais do O Boticario, reconhecido por não incluir modelos negras em algumas campanhas e o atendimento pelas consultoras de venda, é um pouco despreparado...Então no caso dos duos de sombra, a maioria das coleções possui uma cor de efeito vibrante e outra mais opaca, como a coleção das Sereias. O problema que a consumidora negra tinteira (pele bem escura), uma cor aparece legal e outra cor fica invisivel na pele - testei varias na loja. O mesmo vale para a coleção Barroco e das outras que geralmente vem acompanhado de um marron, que destaca as orelhas abaixo dos olhos para quem é negra. Sobre o Avon, eles lembram de orientar em legendas o que pode ser direcionado para a pele escura. Porem a variedade ainda é de toms, voltados para pessoas que gostam de ser chamadas de morenas claras.
Se eu trabalhasse com publicidade e propaganda, iria fazer uma coleção cheia de simbologias. Imagens impressionistas de Cleópatra, de dinastias tribais que imitam as expressões dos animais. Como aqueles desenhos brancos. Iria sugerir óleos de massagens como – o óleo de Andiroba da Natura, voltados para rituais urbanos e modernos de romance. Elaborava tutoriais, ensinando as mães, tias, irmãos a trançar os cabelos. Acredito que o ativismo tem muito a contribuir. Esse negócio, de apenas vender o produto através de imagens de famílias que estão quase entrando em extinção ( pai, mãe, filhos e avós) é demode. Precisamos de mais histórias, simbologias, poesias e praticidade... Nossa vida nunca foi tão depressiva. E os cosméticos genéricos existem aos montes... Eu quero comprar, mais também ser bem atendida, compreendida, quero aprender informações novas, se possível novas formas de amar. Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta – essa frase não menciona o movimento critico negro.

Nesse ensaio eu exponho, que possuo papilomatose, em que na visão social-médica, é considerado uma patologia clinica, com implicações estéticas. Na exposição do sol, ou ferimentos, a pele escurece nesse processo, formando pequenas manchas escuras. Essa é uma herança ancestral de quem é descendente da Africa meridional, nas proximidades da Nigeria por exemplo. No ambiente caracterizado por savanas e calor, em caso de ferimentos, a pele para se defender da proliferação de bactérias, produz uma dose extra de colágeno e elastina, acelerando o processo de cicatrização- formando um efeito de Volverine, desenho do X-MEN, nesse caso a pele apresenta manchas. Enfim, na adolescência usava acido e me empolgava na dose. E as pessoas elogiavam como estava mais bonita. E quando não passava bastante base... Porem como quase tudo que é artificial, o efeito é provisório e as mascaras desses racistas caem tambem. Enfim depois de uma frase me senti amada e aceita de verdade, quando a paixão da minha vida perguntou se eu precisava ser branca para ser feliz? Aí eu desisti desse embelezamento falso e mentiroso. Ainda existem garotas, que insistem em puxar o cabelo num coque, tentando esconder que o seu cabelo é crespo, nos narizes afinados, mais sempre vai ter uma característica negra, por que a mãe Africa é forte e orgulhosa. Não quero me maquiar para mostrar quem eu não sou. O longo tempo passado na frente do espelho munida de delineador, quer fazer de min uma obra de arte, Impressionista, como relata o kit de sombra da Revlon Photoready. Só para emoldurar melhor a minha performance, me destacar diante das pessoas, pois tenho muito a declamar.
*Francielle Costacurta -
 Assistente Social - Escritora

Nenhum comentário:

Postar um comentário