terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Conmebol diz que não tem como conter racismo de torcedores

publicado: gazeta do povo -

Presidente da entidade afirmou ainda que "o racismo não está ligado só ao futebol". Jogador Tinga foi alvo de manifestações racistas em jogo do Cruzeiro na Libertadores

O presidente da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), Eugenio Figueredo, repudiou o caso de racismo contra o volante Tinga, do Cruzeiro, em jogo da última quarta-feira, no Peru, mas ressaltou as dificuldades em conter as atitudes dos torcedores.


O jogador do time mineiro entrou aos 20 minutos do segundo tempo na derrota por 2 a 1 para o Real Garcilaso, pela Taça Libertadores, em Huancayo, a 300 km de Lima (Peru). Quando tocava na bola, a torcida imitava macacos.

"A Conmebol se preocupa, mas o racismo não está ligado só ao futebol. Isso acontece em diversas áreas. E nesse caso específico, não foi de jogadores. Foi um ato racista de torcedores. Não temos como segurar torcedores. Mas a Conmebol lamenta que isso ainda aconteça em estádio de futebol", disse Figueredo, que está em Florianópolis para acompanhar o seminário das seleções que jogarão a Copa do Mundo, realizado pela Fifa.

O mandatário da entidade, que não determina a possível pena ao Real Garcilaso, ressaltou ainda que o caso está sendo analisado pela Unidade Disciplinar da Conmebol.

A reportagem apurou que a orientação do Comitê Disciplinar da Fifa, que serve de base para as confederações, em casos de racismo envolvendo torcedores é o de, na primeira vez, punir o clube com multa e obrigá-lo atuar com portões fechados.

Apenas na reincidência o time é punido mais severamente, com perda de pontos, rebaixamento e até eliminação da competição.

Cinco casos de racismo julgados por Fifa e pela Uefa (União Europeia de Futebol), em 2013, semelhantes ao de Tinga, resultaram em jogos com portões fechados.

No ano passado, o combate ao racismo foi considerado prioridade para a Fifa, que criou um código com as possíveis punições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário