quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Vestibular da UFPR terá dois sistemas de cotas

Candidatos cotistas deverão optar por qual regra querem concorrer à vaga: o da universidade ou o da lei de cotas
publicado:gazeta do povo
 

Os candidatos aprovados na primeira fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) que fizeram o ensino médio em escolas públicas terão uma difícil escolha a fazer: migrar ou não para o sistema previsto na Lei das Cotas, sancionada em 29 de agosto pela presidente Dilma Rousseff. A instituição terá de aplicar uma parte da nova norma já nesse ano, mas, para beneficiar um número maior de alunos e manter a sua autonomia, continuará a oferecer o seu próprio sistema de cotas. O anúncio foi feito ontem pelo reitor, Zaki Akel Sobrinho, e representantes do Núcleo de Concursos (NC) da UFPR. “Não haverá redução das vagas para a concorrência geral, essas vagas serão respeitadas. O sistema do governo será contemplado dentro dos 40% de vagas já reservadas para cotistas na UFPR”, explicou Akel Sobrinho.
Para mudar de categoria de cotas, os estudantes que quiserem concorrer às vagas reservadas pela lei federal poderão entrar no site do NC e fazer um recadastramento em 27 de novembro, dia seguinte à publicação da lista dos aprovados na primeira fase. A complexidade da decisão exigida aos candidatos consiste no fato de que não é possível prever quantos alunos irão querer aproveitar essa oportunidade.
A lei federal exige que as universidades federais ofereçam já neste ano 12,5% das vagas para estudantes oriundos de escolas públicas no ensino médio e que, metade delas, seja destinada àqueles com renda per capita familiar de até 1,5 salário mínimo (R$ 933). Além disso, dos 12,5%, é preciso reservar 31% de vagas para negros, pardos e indígenas.
Nesse cenário, como são ainda poucas as vagas nessa categoria, se muitos estudantes migrarem ao sistema federal, a concorrência entre esses cotistas poderá ser maior do que a do sistema de cotas da UFPR. Nesse caso, o benefício de ter prioridade na escolha das vagas pode não ser suficiente para conquistar um lugar na universidade.
No caso dos afrodescendentes e alunos que já são beneficiados pelo sistema de cotas da UFPR – que é mais exigente do que a norma federal, por exigir que o aluno tenha estudado toda a educação básica na rede pública –, também é difícil avaliar se a mudança valerá a pena. Hoje a universidade destina 20% de vagas para cotas raciais e 20% para cotas sociais, mais do que o previsto pela lei federal. A alteração só será benéfica se a concorrência pela lei federal for menor – o que é impossível prever.
“É difícil dizer se é vantagem ou não [optar por um ou por outro]. É a primeira vez que a gente utiliza esse sistema e não temos a mínima ideia do que vai acontecer, pois não podemos prever a escolha dos candidatos”, disse Raul Von der Heyde, coordenador do NC.
Tira dúvidas
Confira perguntas e respostas sobre o novo sistema de cotas da UFPR:
Não sou cotista. Perco alguma coisa com o novo sistema de cotas?
Não. A concorrência geral não vai mudar neste ano.
Sou afrodescendente, devo optar pelo sistema de cotas do governo?
Não parece ser a melhor opção. O número de vagas pelo sistema de cotas da UFPR é maior e, além disso, não exige que o aluno tenha estudado em escola pública. Mas, se permanecer no sistema da UFPR, o estudante terá de passar por uma banca examinadora, o que não acontece no processo do governo.
Fiz ensino médio em escola pública, vale a pena optar pelo sistema de cotas do governo ou continuo na concorrência geral?
É impossível prever qual é a melhor opção. Se muitos alunos optarem pelo sistema de cotas do governo, como são poucas as vagas, a concorrência poderá ser maior se comparada à geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário