quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Termina hoje prazo para optar por cotas na UFPR



Interessados devem acessar o site do Núcleo de Concursos da Federal e escolher um dos dois sistemas de reserva de vagas da universidade
Os estudantes aprovados para a segunda fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) que querem concorrer a uma vaga nos sistemas de cotas adotados pela instituição têm até as 23h59 de hoje para acessar o site do Núcleo de Concursos da UFPR (www.nc.ufpr.br) e fazer a escolha. Esse período de alteração na inscrição foi acrescentado ao edital do concurso para atender às exigências da nova Lei de Cotas, sancionada neste ano.

Os estudantes podem optar pelo sistema de cotas da própria UFPR, que funciona desde 2004, ou pelo modelo estabelecido pela Lei Federal 12.711/2012, a Lei de Cotas. Neste ano, o modelo da UFPR reserva 27,5% das vagas de todos os cursos a cotistas. A metade é destinada a estudantes que fizeram todo o ensino fundamental e médio em escola pública e o restante a afrodescendentes.
Já o sistema estabelecido pela Lei de Cotas destina 12,5% das vagas a alunos que cursaram todo o ensino médio na rede pública. Metade dessas vagas é direcionada a candidatos com renda familiar inferior a 1,5 salário mínimo por pessoa. Além disso, a distribuição pelo sistema federal deve respeitar o porcentual de negros, pardos e indígenas estabelecido pelo IBGE. No Paraná, essa taxa é de 31%.
Passo a passo
Segundo a UFPR, para acessar o sistema no site do NC é preciso ter em mãos o número de inscrição no vestibular e o CPF. O sistema é autoexplicativo e mostra, por curso, o número de vagas disponíveis em cada sistema de cotas e na concorrência geral. Caso o aluno escolha um padrão de cota, a opção estará marcada no comprovante de ensalamento, que será divulgado em 4 de dezembro.
Mesmo o candidato que não optou pelo sistema de cotas no momento da inscrição do vestibular pode fazer essa escolha agora. Aqueles que não fizerem o recadastramento no site da UFPR até hoje seguem na disputa pelas vagas da concorrência geral ou do sistema de cotas da UFPR, conforme a inscrição inicial. Além das 5.087 vagas ofertadas no processo seletivo tradicional, a UFPR também oferece 529 vagas que serão preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O Sisu seleciona candidatos de todo o país apenas com base nas notas do Enem.
fonte: gazeta do povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário