terça-feira, 27 de novembro de 2012

Dia da Consciência Negra – 20 de novembro será feriado em Curitiba

A Câmara de Curitiba aprovou em primeiro turno na manhã desta segunda-feira (26) a transformação do Dia da Consciência Negra em feriado municipal. Pelo projeto, que ainda deve passar por mais duas votações antes de ser encaminhado para apreciação do Poder Executivo, o dia 20 de novembro entra para o calendário oficial do Município de Curitiba já a partir de 2013.

A proposta foi apresentada pelo ex-vereador Clementino Vieira (PMDB) e visa alterar um artigo da Lei 10.921 de 2003, que dispõe sobre o combate ao racismo no Município de Curitiba. Vieira foi ao plenário da Câmara nesta segunda para defender o projeto de sua autoria, que contou com apoio do atual vereador peemeebista Algaci Túlio.

Na justificativa do projeto, o ex-parlamentar citou exemplos de outros locais em que o Dia da Consciência Negra é considerado feriado. “Mais do que a questão da folga ou não do trabalho e da escola, o dia da Consciência Negra é uma forma de discutir o assunto da igualdade racial”, afirmou Vieira. A data é alusiva à morte de Zumbi dos Palmares, ocorrida no dia 20 de novembro de 1695.

Nenhum comentário:

Postar um comentário