terça-feira, 10 de setembro de 2013

Serena Williams, a rainha de Nova York

por: Fernando Olivieri
É uma cena repetida. Ela entra em quadra, não dá nenhuma chance para adversária e no fim do dia, o troféu está em suas mãos. Com uma vitória diante de Victoria Azarenka, Serena Williams conquistou pela quinta vez o US Open (1999, 2002, 2008, 2012 e 2013). Desde 2011, quando voltou a dominar o circuito, a americana parece imbátivel e nas quadras de Flushing Meadows provou isto. Com uma campanha irretocável, com as adversárias não vendo a bolinha amarela passar, ela buscou durante todo o tempo o título e vibrou demais.
Serena começou a brilhar cedo ao lado da irmã, Venus. Fez sua estreia no circuito profissional com 14 anos. Em 1998, o real lançamento no mundo do tênis, mas era a mais velha da família Williams que chamava a atenção pelas conquistas e vitórias. Porém, na virada do século, as irmãs mais vitoriosas da história do tênis também mudaram suas posições. A mais nova resolveu conquistar o mundo de 1999 a 2003. Título e mais títulos, adversárias caindo em aos seus pés e uma nova dama do tênis surgia. O resultado disto não poderia ser outro. Em 8 de julho de 2002, assumiu a liderança do ranking da ATP.

Porém, inúmeras lesões seguraram Serena Williams. Cirurgia no quadril e mais de oito meses afastadas das quadras entre 2004. No ano seguinte, a conquista do Australian Open diminuíram as dúvidas sobre os problemas na vida pessoal e físicos. Porém, até 2008, Serena era obrigada a conviver com a dúvida de ir ou não adiante no tênis. Problemas em tendões, eliminações rápidas em torneios de menor expressão e sempre surgia a mesma dúvida: para onde vai a americana?

Em 2009, todas as dúvidas foram jogadas na lata do lixo. Serena conquistou três dos quatro Grand Slams do ano. Não teve problemas físicos e muito menos, eliminações estranhas. Esteve sempre acima de todas as adversárias. E recomeçou a brilhante carreira no tênis. Nos últimos quatro anos, venceu tudo e todas que passaram pela sua frente. Com estilo de jogo agressivo e muita força nos golpes, a americana mostrou que tem tudo para ser a melhor da história do tênis.
São 4 medalhas de ouro (uma em simples e três em duplas), 32 Grand Slams (17 em simples, 13 em duplas e 2 em duplas mistas), e 54 títulos ao todo na carreira. Desde 2012 é a número 1 do mundo e não deve deixar este posto tão cedo. As adversárias ainda não incomodam a ponto de roubar este lugar. Sharapova não a vence desde 2004, Azarenka tem um retrospecto de 13 a 3 contra Serena. Em premiação, já acumulou quase US$ 50 milhões. 
Serena é de longe uma das maiores atletas da história do tênis e, neste ritmo, deverá alcançar o posto de melhor. Ninguém neste momento irá conseguir parar a americana, que desta forma, vai cansar de levantar taças e comemorar títulos.

publicado: Yahoo! Esporte Interativo

Nenhum comentário:

Postar um comentário