domingo, 1 de setembro de 2013

O Globo admite erro ao apoiar a Ditadura; jornal pede desculpas em editorial 49 ANOS DEPOIS



Reconhecimento do erro coincide com protestos contra a TV Globo

Os recentes protestos a favor da democratização da mídia e contra o monopólio da comunicação acuaram as Organizações Globo ao ponto de o principal veículo impresso do Grupo, o jornal O Globo, vir a público neste sábado, 31, admitir que o apoio à Ditadura foi um erro. O jornal da família Marinho, a mais poderosa e rica do Brasil, pediu desculpas ao povo brasileiro num editorial.

O fato, inimaginável anos atrás, coincide com as recentes manifestações contra a TV Globo, que esta semana foi vítima de uma série de protestos dos grupos Black Bloc e Anonymous. A sede da emissora em São Paulo foi alvo de pichações e “bombas” de esterco, conforme imagem a seguir.


Manifestantes protestaram em frente ao prédio da Globo em São Paulo

Na internet, o pedido de desculpas vem sendo tratado como um dos “Erramos” (seção de um jornal dedicada a corrigir erros do mesmo) mais demorados da história do jornalismo brasileiro, afinal, lá se vão exatos 49 anos desde o Golpe que culminou com a queda do presidente João Goulart.

Embora O Globo tenha levado o editorial às bancas apenas na edição deste sábado, o siteMemória Globo, hospedado na Globo.com, já disponibilizava, desde o seu lançamento, em 2008, textos falando sobre outros erros e boatos acerca de sua história, como as “Diretas Já”, “Proconsult”, “Caso Time-Life”, entre outros. Os aquivos encontram-se nas seções “Erros” e “Acusações Falsas”. Clique aqui para conferir.

Confira o Editorial:

“Desde as manifestações de junho, um coro voltou às ruas: “A verdade é dura, a Globo apoiou a ditadura”. De fato, trata-se de uma verdade, e, também de fato, de uma verdade dura.

Já há muitos anos, em discussões internas, as Organizações Globo reconhecem que, à luz da História, esse apoio foi um erro.

Há alguns meses, quando o Memória estava sendo estruturado, decidiu-se que ele seria uma excelente oportunidade para tornar pública essa avaliação interna. E um texto com o reconhecimento desse erro foi escrito para ser publicado quando o site ficasse pronto.

Não lamentamos que essa publicação não tenha vindo antes da onda de manifestações, como teria sido possível. Porque as ruas nos deram ainda mais certeza de que a avaliação que se fazia internamente era correta e que o reconhecimento do erro, necessário.

Governos e instituições têm, de alguma forma, que responder ao clamor das ruas.

De nossa parte, é o que fazemos agora, reafirmando nosso incondicional e perene apego aos valores democráticos, ao reproduzir nesta página a íntegra do texto sobre o tema que está no Memória, a partir de hoje no ar (clique aqui e leia).”

DOSES DE “HUMILDADE”

Nos últimos anos, as Organizações Globo têm voltado a temas espinhosos. Em 2012, em entrevista à Globo News, canal de notícias do Grupo, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, ex-todo poderoso da Globo, admitiu que a emissora resolveu dar uma “ajuda” ao então candidato à Presidência Fernando Collor de Mello. Boni se referia ao fatídico debate entreLuís Inácio Lula da Silva e Collor, realizado em 1989, que teve a sua edição manipulada para beneficiar o alagoano, eleito Presidente da República naquele ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário