terça-feira, 16 de outubro de 2012

Dilma: com as cotas, saldamos dívida histórica do Brasil

Em entrevista ao programa Café com a presidenta, nesta segunda-feira (15), Dilma Rousseff afirmou que o decreto que determina a reserva de metade das vagas de universidades e institutos federais para alunos de escolas públicas, negros e índios contribui para saldar uma dívida histórica do Brasil com os jovens pobres.

A regulamentação da chamada Lei de Cotas, que está publicada na edição desta segunda-feira do Diário Oficial da União, "irá ampliar o acesso às nossas universidades e aos nossos institutos federais para os jovens das escolas públicas, para os negros e para os índios. Essas universidades e os institutos estão entre os melhores do país e, muitas vezes, as pessoas vindas das escolas públicas têm dificuldade de ter acesso à universidade pública”, explicou Dilma.

Dilma destacou que as universidades e os institutos federais terão quatro anos para implantar a Lei de Cotas de forma integral, mas que os processos seletivos para matrículas em 2013 já precisam oferecer uma reserva de vagas de 12,5%. “É bom ressaltar que a lei vale para todos os cursos – inclusive, aos mais procurados, como medicina e engenharia, por exemplo”, disse.



Prouni

Durante a entrevista, Dilma lembrou de outro programa de acesso à universidade, o Programa Universidade para Todos (ProUni). "O Prouni oferece bolsas de estudo parciais e integrais a pessoas de baixa renda. Segundo ela, 1,1 milhão de estudantes no país já foram beneficiados pelo programa, que exige um bom desempenho do aluno no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)".

Fies

A presidenta ainda lembrou que para aqueles que não conseguirem ingressar pelo Prouni, podem recorrer ao Programa de Financiamento Estudantil (Fies), que financia as mensalidades de faculdades particulares. Atualmente, 570 mil estudantes fazem cursos universitários em todo o país com o apoio do Fies, que também exige boas notas no Enem. “Quero dar um conselho para os quase 6 milhões de jovens que vão fazer as provas do Enem agora em novembro: que vocês peguem firme e estudem bastante, porque o Enem pode mudar a vida de vocês.”

Com informações do blog Café com a Presidenta


Nenhum comentário:

Postar um comentário