segunda-feira, 14 de maio de 2012

fundação da UNEGRO/APUCARANA - ato simbólico

13 de Maio de 2012. Esta data não passou em branco.


Caros companheiros, neste dia 13 de maio, às 11 horas da manhã, em ato simbólico fundamos a Unegro Apucarana.
Em frente a casa da Lila e do professor Fião, lugar tradicional de manifestações da cultura afro-brasileira, um verdadeiro ponto de cultura, onde se respira o samba, a capoeira, a culinária, o uso das ervas e nas entrelinhas do dia a dia, encoberta pelo preconceito e pelo sincretismo, pratica-se a umbanda.
Tudo isso, na mais tradicional herança africana: o conhecimento transmitido pela oralidade. Toda a africanidade que vemos em livros e vídeos, vivenciada no cotidiano.

"Enquanto aguardava a chegada dos componentes em frente a casa, vi a dona Cida vindo da igreja, com mais três sobrinhos. Num gesto de ancestralidade, ela parou e apanhou um punhado de mato, ali na esquina, em minha frente. Após os cumprimentos, ela disse: - "Maura! Toma um pouco de serraia pra fazer pro almoço..." e assim a cada chegada de um membro da família eu ia observando, os tratos, o respeito mútuo, a africanidade..."

Enquanto isso, a feijoada estava quase pronta.


Foi um ato de responsabilidade, tomar a palavra para iniciar a solenidade. Assim, partindo daquela pequena reunião, redigi uma ata e fundamos a Unegro - Apucarana, nada mais justo fundar o movimento naquele ambiente, numa data de significado tão profundo.

Desta forma, caros companheiros, o bonde da Unegro começa a andar. Necessitamos agora é agendar nos próximos dias uma reunião para a composição completa da diretoria.
Como já foi tratado em reunião, a Unegro Apucarana terá estas duas esferas: Um campo educacional e um tradicional partindo da cultura popular e da família Brandino.
Pessoal, sei do cotidiano corriqueiro de todos, mas agora é pra valer. É a luta real pelos direitos da afro-descendência.

E apenas para lembrar:



- Capacitação de todos os componentes no que se refere ao estatuto da igualdade racial;
- Luta pela preservação, resgate e investimento no samba e na capoeira
- Estudo, respeito e divulgação da religiosidade africana
- Cumprimento da Lei 10.639 nas escolas
- Cadastro e mapeamento das famílias de pretos tradicionais para cobrar da prefeitura municipal o agente comunitário específico para as comunidades negras (a verba está vindo direto do governo federal)

VIVA ZUMBI! VIVA OSVALDÃO! VIVA A UNEGRO!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário