quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Nigerianos obtêm habeas corpus e se hospedam em hotel

  *por Valéria Auada 
 
A Comissão Nacional de Direitos Humanos conseguiu habeas corpus na tarde desta quinta-feira (29) para os nove nigerianos que entraram clandestinamente no Brasil e estavam presos em contêineres no navio de bandeira turca próximo à Ilha das Cobras, em Paranaguá.
Segundo o advogado e membro do Conselho Nacional dos Direitos Humanos, Dálio Zippin Filho, os nigerianos ficarão hospedados em um hotel de Paranaguá, com as despesas custeadas pelo armador do navio. Eles estão à disposição da agência da ONU, o Acnur (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados).
Em reunião realizada nesta quinta-feira, uma comissão formada por integrantes de entidades de direitos humanos e da educação, do movimento negro e da Pastoral do Migrante, elaborou um requerimento pedindo aos órgãos competentes que os nigerianos permaneçam no Brasil de forma legal. O documento será encaminhado para vários órgãos, além do Ministério da Justiça, embaixada da Nigéria e à presidente Dilma Rousseff.
A comissão pedirá ainda o apoio aos nigerianos para escritor argentino Adolfo Perez Esquivel, Prêmio Nobel da Paz de 1980 e presidente de honra do Serviço de Paz e Justiça da América Latina (Serpaj).

*publicado no site: paraná online -
29/09/2011 às 16:27:22 - Atualizado em 29/09/2011 às 16:51:02

Nenhum comentário:

Postar um comentário