sexta-feira, 1 de março de 2013

Negra Enedina, a engenheira

Foto: Henry Milléo – Arte: Felipe Lima /
publicado: gazeta do povo - José Carlos Fernandes

Em agosto de 1981, o jornal Diário Popular tinha a matéria de capa que pedira aos infernos. Uma senhora fora encontrada morta em seu apartamento, na Rua Ermelino de Leão, Centro de Curitiba. O porteiro sentira falta da moradora, chamou a polícia e a imprensa veio atrás. A foto da “falecida” saiu sem pudores, na cama, em camisolas, um tratamento dado aos “presuntos”, no jargão da imprensa policial. Houve quem não gostasse, com punhos e coração.

A vítima se chamava Enedina Alves Marques, tinha 68 anos e fora a primeira engenheira negra do Brasil. Morreu de infarte. Indignação. Seus companheiros de ofício fizeram uma grita nas páginas da revista Panorama. O Diário se retratou. Afinal, as vitórias de uma mulher negra e pobre que figurou entre os seletos bacharéis de Engenharia da UFPR, na década de 1940, deveria constar nos anais da República, e não na manchete sanguinolenta de um tabloide.


Aos poucos, descansou em paz. Paz até demais. O centenário de nascimento de Enedina, em janeiro deste ano, passou em branco. Poderia ter sido celebrado pari passu com o de sua contemporânea, a poeta Helena Kolody, com quem, suspeita-se, teria estudado. Sim, antes de engenheira foi normalista e civilizou os sertões de Rio Negro e Cerro Azul, saindo das lides de doméstica e de “mãe preta” para a de titular de uma sala de aula.Deu resultado. Enedina virou placa de rua no Cajuru. Ganhou inscrição de bronze no Memorial à Mulher Pioneira, criado pelas soroptimistas – confraria de caridosas da qual participou. Mereceu biografia assinada por Ildefonso Puppi. Seu túmulo, no Municipal, é mantido com respeito pelo Instituto de Engenheiros do Paraná. Tempos depois, batizou o Instituto Mulheres Negras, de Maringá.

Eu mesmo, confesso, nunca tinha ouvido falar dela até semana passada, quando meu vizinho, Darcy Rosa, estufou o peito para contar que tinha trabalhado com Enedina na Secretaria de Viação e Obras. Publicamos a declaração. Foi o que bastou: súbito vieram mensagens revelando a catacumba onde se reúnem os cultores dessa mulher.

O cineasta Paulo Munhoz prepara um documentário sobre ela, em parceria com o historiador Sandro Luis Fernandes (foto). A casa de Sandro, no São Braz, virou um pequeno memorial de todo e qualquer documento que traga informações sobre a engenheira. São raros, dispersos e imprecisos. Bem o sabe o estudante baiano Jorge Santana. Há dois anos, ele pinça toda e qualquer pista sobre Enedina para uma monografia no curso de História da UFPR. A pesquisa promete. Há fortes indícios de que Enedina sofreu perseguição racial nos bastidores da universidade.

Formou-se aos 31 anos, sem refresco, depois de uma saga nas madurezas. Vingou-se ao se aposentar, na década de 1960, como procuradora, respeitada por sua contribuição à autonomia elétrica do Paraná. Conheceu o mundo. Morava num apartamento de 500 metros quadrados. Impôs-se entre os ricos por sua cultura, 12 perucas e casacos de pele. Desconhece-se que tenha feito odes feministas ou em prol da igualdade. Ou que fizesse o tipo boazinha para ser aceita. Pelo contrário. Talvez Enedina tenha sido mais admirada que amada. É o que a torna ainda mais intrigante.

As pesquisas de Sandro e de Jorge – ambos negros – já tiraram Enedina do campo dos panegíricos, que se limitam a pintá-la como alguém que venceu pelo próprio esforço. É um discurso bem conveniente, como se sabe. Tudo indica que não se trata de uma biografia isolada, ainda que pareça.

A mulher baixinha, magérrima e durona sabia se impor entre os homens – com os quais gostava de beber cerveja. Enfrentava a lida nas barragens como um deles, armada se preciso fosse. É uma heroína perfeita para um longa-metragem. Nasceu de uma gente humilde do Portão. Era única menina numa casa de dez filhos. A mãe, Virgília, a dona Duca, ganhava uns trocos como lavadeira. O pai, Paulo, está na categoria “saiu para comprar cigarros”.

Mas não é tudo. Enedina teria feito parte de uma rede de resistência da comunidade negra paranaense, pré-Black Power, da qual pouco se ouve falar. As vitórias que teve desmentem a propalada passividade desse grupo diante das migalhas que lhe foram reservadas. O destino dela teria mudado ao cruzar com a família de Domingos Nascimento, negro de posses da Água Verde, e com os Heibel e os Caron, brancos progressistas que acabaram por se tornar os seus.

Nesses redutos não teria encontrado apenas um horário para estudar ao lado do fogão de lenha. Ali, suspeita-se, passou de Dindinha, seu apelido, a Enedina, a primeira engenheira, mas também uma das primeiras negras de fato alforriadas de que se tem notícia. Eis o ponto.


8 comentários:

  1. You actually make it appear so easy along with your

    presentation but I to find this topic to be actually something

    that I believe I'd never understand. It seems too complex and very extensive for me. I'm

    looking forward on your next submit, I’ll attempt to get the dangle
    of it!
    Look into my webpage ; Lica0811.Pixnet.net

    ResponderExcluir
  2. Hello there, simply was aware of your blog via Google, and found that it is truly informative.

    I’m going to

    watch out for brussels. I will be grateful should you proceed this in future.

    Numerous other people shall be benefited

    out of your writing. Cheers!
    Also see my web site: www.thailand.com

    ResponderExcluir
  3. What’s Happening i am new to this, I stumbled upon this I have found It positively

    useful and it has helped me out loads. I hope to contribute & aid other users like
    its

    aided me. Great job.
    Also see my webpage :: 4 Hour Body recipes

    ResponderExcluir
  4. Hmm is anyone else having problems with the pictures on this blog
    loading? I'm trying

    to figure out if its a problem on my end or if it's the blog.
    Any responses would be greatly appreciated.
    My website - co.de2mano.com

    ResponderExcluir
  5. I simply had to say thanks once again. I'm not certain the

    things I would have achieved in the absence of the ways shared by you over

    that area. It was an absolute alarming

    situation in my opinion, however , understanding this professional style you resolved it

    made me to leap with

    happiness. I'm grateful for this information and

    in addition pray

    you really know what a powerful job you were getting into instructing others all through your web site.
    I know that you have never met any of us.
    Also see my website - authenticlinks.com

    ResponderExcluir
  6. I like the helpful information you supply on your


    articles. I’ll bookmark your blog and check again right here

    regularly. I'm quite sure

    I’ll be informed many new stuff right right

    here! Best of luck for the following!
    Also see my site :: free.fr

    ResponderExcluir
  7. Wow! Thank you! I constantly wanted to write on
    my site something like that. Can I implement a fragment of your post to
    my blog?
    Also visit my web-site : http://Wiki.zelengrand.ru/

    ResponderExcluir
  8. It's a shame you don't have a donate button!

    I'd most certainly donate to

    this superb blog! I suppose for now i'll settle for

    bookmarking and adding your RSS feed to my Google account.
    I look forward to fresh updates and will share this blog with my Facebook group.
    Chat soon!

    My web blog :: med.up.Pt
    My web site - http://eugeniadillon.com.ar

    ResponderExcluir