A União de Negros pela Igualdade (Unegro) está relançando a Cartilha Negro Cidadão, elaborada pela entidade e pelo cartunista Maurício Pestana, com a colaboração da deputada estadual Leci Brandão (PCdoB), em parceria com entidades da sociedade civil. Na noite de quarta-feira (21), por conta do Dia Internacional de Combate ao Racismo, o relançamento foi na Faculdade Zumbi dos Palmares, em São Paulo (SP). Outros lançamentos estão programados.
A primeira edição do material foi elaborado em 1995 com o objetivo de incentivar a população afrobrasileira a discutir e refletir a luta pela cidadania e estimular a construção coletiva de uma perspectiva cidadã. centros culturais e movimentos negros realizam uma série de atividades como saraus, discussões e shows para marcar o tema.
Com muito ilustração, a publicação lança mão do humor para apresentar conceitos de cidadania. O que é ser cidadão? Quando surgiu a ideia de cidadania? Como fazer com que as leis sejam aplicadas? A cartilha também traz uma lista de órgãos e instituições que tratam da questão no país.
Ela também será lançada no CEU Caminho do Mar, em Heliópolis e nas cidades de Guarulhos, Rio Claro, Salto, Osasco, Pindamonhangaba, Jundiaí e Diadema - todas no estado de São Paulo.
Outras atividades
Movimentos negros prepararam uma programação especial para esta semana. Abaixo, a programação do CEU Caminho do Mar (Rua Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 5.241), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Participação.
Programação:
21 de março – quarta-feira, às 20h
Show em comemoração ao Dia Internacional de Luta contra Discriminação Racial
- Zezé Motta declama poesias
- Verônica Feriani, Grazzi Brasil e Graça Braga interpretam lindas canções que abordam o Universo Feminino e temas raciais
28 de março – quarta-feira, às 19h30
- Lançamento da Cartilha Negro Cidadão
- Apresentação Cultural Hip Hop “Aliens Break”
- Exibição do curta-metragem “Maria que não vai com as outras”
- lançamento oficial da Cartilha
- Apresentação Cultural “Maracatu Ilê Alafia – ACM Leide das Neves”
31 de março – sábado, das 14h às 19h
Cultura para a Juventude Negra
Com atividades culturais e sócio-educativas para os moradores da região sul da cidade de São Paulo, o Cultura para a Juventude Negra visa ampliar os espaços dedicados à reflexão sobre a inserção dos afrodescendentes e da juventude em diversas áreas: cultura, educação, esportes, entre outros temas. Sua proposta pedagógica foi elaborada de modo a articular as ações com as demandas da comunidade na qual a instituição está inserida. E assim, espera reconhecer e valorizar a importância da diversidade étnico-cultural afro-brasileira no país, por meio da formação técnico-cultural da juventude, que produz e consome cultura nas periferias desta cidade.
- Oficinas de Hip Hop, grafite, dança, capoeira, contos africanos, percussão e aula aberta de inglês
- Apresentação do resultado das oficinas e show Salada Periférica
Com agências
Nenhum comentário:
Postar um comentário