sexta-feira, 15 de abril de 2011

Re-Consciência Negra

*por Denis Denilto

A verdade nunca esteve presente nas datas comemorativas públicas. Todos os nossos heróis, de uma forma ou de outra, são fantoches a serviço de determinados grupos. Aja visto que, o último deles, Zumbi: é quase que um Idiota de Dostoiésviski. Ou seja, aquele herói de que todos falam, discursam e gostam de evidenciar, mais não deixam de chacoteá -lo e de tratá-lo como uma pessoa inocente, porém débil. Zumbi é ironizado nas assembléias lesgislativas, nos bancos escolares e nos palcos teatrais. Desprovido de honra e maculado no ventre de sua própria terra, Zumbi, assim como o idiota, disfarça sua força. Sua presença assombra, mas sua força arranca  cálidas respostas ante tanta falsidade. Frágil e fantoche de interesses desastrosos, sem coroa, sem terra, sem povo que o honre, Zumbi grita. Assim, apenas presente, Zumbi surge:  mais preto do que antes, mais escravo do que agora. Sem lágrimas, sem lástimas, sem dor. Zumbi surge , o ano inteiro sempre dizendo: ainda não entenderam nada! 
*Denis Denilto - Filósofo e Coordenador Geral da UNEGRO/PARANÁ

2 comentários:

  1. Cidadão Denis
    O que ainda não foi entendido? Quantos conseguem visualizar além das imagens projetadas nas paredes das cavernas? E qual o castigo reservado aos que conseguem visualizar a origem destas imagens, que ao tentarem compartilhar este entendimento são condenados ao ostracismo!
    Cidadão, quem inventa a palavra oficial? Como o imaginário produz a infâmia? Estamos falando de Seres Humanos e de como as suas abstrações conduzem suas ações. Lutar por um lugar ao sol é legítimo, mas quantos sóis fazem parte do imaginário deste grupo não monolítico que levanta a bandeira da emancipação.
    Cidadã Marta

    ResponderExcluir
  2. Denis!Meu AMIGO!
    Você ainda escreve Poeticamente e a verdade permeia sua mente.Conheço sua família e como eram e te digo que suas palavras louvam a existência deles,honrando pelo que fizeram e fazem ao seu próximo.Acredito que os heróis se levantam sempre sob o anonimato,e o seu reconhecimento é a felicidade vista nos olhos de alguém que colheu o fruto de seu esforço.
    "O troféu ou a medalha não é o verdadeiro premio de um vencedor mas sim a sua conciência que lhe diz hoje você fez o seu máximo"Silvano

    ResponderExcluir