terça-feira, 6 de outubro de 2015

Ações pela igualdade racial são debatidas em visita institucional ao TRT-PR


A partir da esquerda: Adelia Cachoroski dos Santos, diretora do Serviço de Admissão, Movimentação e Carreira do TRT-PR; Hilma Wielewski, assessora da Direção-Geral do Tribunal; Jair Martins de Oliveira, servidor da 18ª Vara do Trabalho de Curitiba; Dênis Denilto Laurindo, presidente do Conselho Municipal de Política Étnico-Racial de Curitiba; desembargador Altino Pedrozo dos Santos, presidente do TRT-PR; Mesael Caetano dos Santos, presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB-PR; Dila Gomes de Oliveira, integrante da Comissão de Igualdade Racial da OAB-PR; Maria Rosicler Cretella, diretora da Secretaria de Gestão de Pessoas, Vanderlei Crepaldi Peres, secretário-geral da Presidência do TRT-PR.
O atual concurso público para cadastro de reserva no TRT do Paraná, que está com o prazo de inscrições aberto, destina no mínimo 20% das vagas para pessoas negras ou pardas, conforme prevê a Resolução CNJ 203/2015. A rapidez com que o Tribunal incorporou ao processo seletivo a norma do Conselho Nacional de Justiça, aprovada em junho deste ano, foi elogiada por representantes do movimento negro que visitaram a Presidência do TRT-PR nesta quinta-feira, 1º de outubro.
Recebidos pelo desembargador presidente Altino Pedrozo dos Santos e por servidores da área de Recursos Humanos do Tribunal, os dirigentes da Comissão de Igualdade Racial da OAB-PR e do Conselho Municipal de Política Étnico-Racial de Curitiba destacaram a importância de as políticas públicas afirmativas terem chegado também ao Judiciário. "Infelizmente, tem aumentado o número de denúncias de racismo. Estamos aqui para unir brancos, negros e pardos e mostrar que nosso País pode buscar um caminho diferente nesta questão", afirmou o presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB-PR, Mesael Caetano dos Santos.
O presidente Altino Pedrozo dos Santos foi convidado a participar do seminário sobre racismo e discriminação no trabalho que a OAB-PR promove no dia 21 de outubro, com presença confirmada do ex-presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Carlos Alberto Reis de Paula. O presidente agradeceu o convite e disse que o TRT-PR se manterá proativo na construção de parcerias para enfrentar os problemas da sociedade e do mundo do trabalho paranaense. Entre os temas que deverão receber atenção, em parceria com as instituições que promovem a igualdade racial, estão a erradicação do trabalho infantil e a inserção socioeconômica e cultural dos imigrantes haitianos.

Notícia publicada em 01/10/2015
Assessoria de Comunicação do TRT-PR
Fotografia: Alexandre Gonçalves
(41) 3310-7309

Nenhum comentário:

Postar um comentário