segunda-feira, 19 de maio de 2014

Haitianos comemoram o Dia da Bandeira com festas no Paraná


Imigrantes celebraram data com atos em Curitiba e em Cascavel. No interior, eles desfilaram pela cidade e cantaram o hino do país
Mesmo distante de sua terra natal, haitianos que moram no Paraná fizeram questão de demonstrar o amor a um dos maiores símbolos de seu país e comemoraram o Dia da Bandeira com festa. Na capital, integrantes da comunidade haitiana se reuniram ontem no Memorial de Curitiba. O evento marcou 211 anos da independência do país com apresentações musicais, gastronomia e atividades de integração. Além dos haitianos, convidados brasileiros e membros de entidades humanitárias que os apoiam participaram do encontro, que foi organizado pela Associação dos Haitianos de Curitiba, com apoio da Casa Latino Americana e da Fundação Cultural de Curitiba.

Em Cascavel, na região Oeste do estado, os haitianos comemoraram a data com um desfile pelas ruas da cidade. Cerca de 120 imigrantes participaram do ato e, entusiasmados, cantaram o hino do país. Wikendy Martin, 32, veio para o Brasil junto com um primo e diz que a saudade do país é grande, mas a acolhida calorosa em Cascavel faz diminuir o sentimento de nostalgia. “Quando chegamos aqui os brasileiros abriram os braços para a gente e isso faz diminuir um pouco [a saudade]”, afirma. Em uma das faixas eles faziam agradecimento ao povo de Cascavel por tê-los recebidos.

Para se comunicar com os familiares no Haiti, eles usam o celular e a internet, geralmente nos finais de semana. Martin diz que não sabe se um dia voltará a morar no Haiti porque hoje considera o Brasil a sua segunda pátria. “Poderia ir para o Haiti passear e voltar de novo para o Brasil, porque aqui é muito bom”, diz.

Esse foi o primeiro evento organizado pela Associação de Defesa dos Imigrantes Haitianos criada no início do mês em Cascavel. Eles pretendem manter viva a tradição de seu país. Depois do desfile, eles participaram de um evento na Câmara de Vereadores onde falaram sobre a importância das comemorações. Em Cascavel, vivem cerca de 1,3 mil haitianos que trabalham em empresas da região, a maior parte deles atua em frigoríficos.

Joe Evens Celintery, coordenador da associação, explica que o Dia da Bandeira é feriado em seu país e uma data em que acontecem festas, conferências e apresentações com música e danças típicas. “É um ato que tem o objetivo de mantermos nossas tradições e cultura viva”, diz o haitiano.

A bandeira haitiana foi criada no dia 18 de maio de 1803, com as cores azul e vermelho. No centro há um painel branco com o brasão de armas do país. Ele é composto por um troféu de armas, representando o desejo dos compatriotas em defender a liberdade do Haiti, e uma palmeira real, que simboliza a independência. A palma é coberta pela “Capa da Liberdade”. O lema da nação, retratado em um pergaminho branco, significa “A união faz a força”.
publicado: gazeta do povo







Nenhum comentário:

Postar um comentário