quarta-feira, 9 de março de 2011

O MAPA DA VIOLÊNCIA 2011-OBS: RAÇA/COR

Pessoal,
segue abaixo o link que dá acesso ao mapa da violência 2011(pdf), recém publicado pelo Instituto Sangari em parceria com o Ministério da Justiça. Cabe observar que enquanto as taxas relacionada aos números de homicídios por cor/raça, existe uma queda assertiva de homícidios na população branca, enquanto que na população negra houve um aumento drástico, demonstrando a urgente necessidade de ações para conter essa vitimização entre a população negra.
Segundo o mapa, em 2002, morriam proporcionalmente 45,8% mais negros do que brancos.
- Se esse já é um dado grave, em 2005, esse indicador sobe mais ainda: vai para 77,8%.
- E, em 2008, o índice atinge 127,6%. relacionando número de homicídios por cor/raça (contidas nas bases de dados do SIM) com os respectivos contingentes populacionais da PNAD apresentam problemas metodológicos que devem ser levados em conta. A fonte de dados para população por raça ou cor é a PNAD, que coleta esses dados por autoclassificação do entrevistado, que escolhe uma entre cinco opções: Branca, Preta, Parda, Amarela ou Indígena. Já nas certidões de óbito, nossa fonte para homicídios, a classificação é realizada por um agente externo ou documentação preexistente utilizando as mesmas categorias do IBGE. Ambas as classificações nem sempre, nem necessariamente, são coincidentes. Por tal motivo, não os números absolutos,
mas sim as taxas de homicídio e índices de vitimização expostas nas Tabelas 3.7.2. e 3.7.5 devem ser tomadas com alguma cautela: são mais aproximativas do que assertivas.
http://www.sangari.com/mapadaviolencia/pdf2011/MapaViolencia2011.pdf
Denis Denilto
Coordenador Geral da UNEGRO/PARANÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário