quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Editora causa polêmica nos EUA ao anunciar que cortará termos racistas em livros de Mark Twain

Do UOL Notícias*
 
Uma editora dos Estados Unidos afirmou que pretende lançar uma nova versão de dois livros clássicos de Mark Twain (1835 - 1910) com texto diferente do texto original escrito pelo autor, desatando uma polêmica literária no país.
A proposta da NewSouth Books é eliminar todas as menções às palavras “nigger” e “injun”, dois termos vulgares que se referem a negros e índios, respectivamente, em uma nova edição conjunta de “As Aventuras de Huckleberry Finn” e “As Aventuras de Tom Sawyer”.
“Nigger” aparece mais de 200 vezes em todo o texto, segundo a “Publishers Weekly”, publicação especializada que trouxe a polêmica à tona, e por causa de seu teor racista seria substituída por “slave” – escravo – em todas as vezes. "Injun" será trocada por "índio".
Por causa dos termos, o clássico esteve afastado dos currículos escolares nos EUA, e poderia ser reabilitado em sua versão politicamente correta. Para os críticos, a medida é uma censura à obra.
"Em uma radical diferenciação das edições padrão, os livros mais famosos de Twain são publicados aqui como a narrativa contínua que o autor planejava originalmente. Mais controversa será a decisão do editor, respeitado estudiosos de Mark Twain, Alan Gribben, de eliminar os termos raciais pejorativos que Twain utilizou em seu esforço de escrever de modo realista sobre a atitude social dos anos 1840", anuncia a editora em seu site oficial. "Gribben aponta que dezenas de outras edições atualmente oferecem as inflamadas palavras, mas sua presença tem gradualmente diminuído a audiência potencial para duas das obras-primas de Twain".
Para o estudioso, "as duas histórias podem ser apreciadas profundamente e autenticamente sem os contínuos encontros com as centenas de hoje indefensáveis gírias racistas".
"Mark Twain House & Museum", o principal museu dedicado ao autor nos EUA, já informou que defende a versão original do texto.
"Embora admiremos a pesquisa do dr. Alan Gribben e compartilhemos seu desejo de tornar o livro amplamente acessível em escolas, encorajamos os leitores a experimentar o texto original de Mark Twain sempre que possível", afirmou o diretor do museu, Jeffrey Nichols.
"Nosso departamento de educação trabalha ativamente com escolas em todo o país para contextualizar as problemáticas relações raciais e uso da palavra com 'n' durante o período de vida de Twain. Convidamos os professores a entrarem em contato conosco se querem assistência em como integrar o texto em seus currículos de modo socialmente e historicamente responsável", acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário