terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Gloriosa Rosa Parks


Por *John Catalinotto
Rosa Parks, a mulher que foi um símbolo do movimento pelos direitos cívicos desde 1955, morreu a 24 de Outubro em Detroit com 92 anos. Mas mesmo depois de morta ela continua a inspirar a luta pela igualdade nos Estados Unidos.
Em 1955 em Montgomery, Alabama, e noutras partes do Sul profundo, a lei dizia que se os brancos quisessem sentar-se nos bancos da frente de um autocarro os negros tinham de levantar-se para lhes dar lugar e passar para a parte detrás. A 1 de Dezembro de 1955, a antiga costureira Rosa Parks disse "Basta!" e recusou ceder o seu lugar a um branco e a ir para a parte detrás do autocarro. A recusa não foi apenas um acto de raiva espontâneo por parte de Rosa Parks. O seu desafio reflecte uma decisão consciente tomada pela Associação Nacional pela Promoção das Pessoas de Cor (NAACP, na sigla inglesa), de que Rosa Parks fazia parte, para mudar todo o sistema de leis racistas na cidade de Montgomery e no Estado do Alabama.
Rosa Parks foi presa por recusar submeter-se às leis de segregação. Após a sua prisão, a NAACP apelou ao boicote aos transportes públicos em Montgomery. A partir de 5 de Dezembro, cerca de 40.000 negros, a maioria dos quais trabalhadores pobres e utentes de autocarros, começaram a ir para o trabalho em carros colectivos ou andando a pé durante quilómetros. Este boicote transformou-se num poderoso movimento para mudanças sociais que envolveu toda a população negra de Montgomery. O dr. Martin Luther King, então um jovem pastor em Montgomery, destacou-se como o principal porta-voz durante o boicote, que acabou numa vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário