terça-feira, 21 de maio de 2013

Raça -Um filme sobre a Igualdade estréia sexta-feira em Curitiba

Uma oportunidade de reflexão sobre as questões raciais do Brasil é a proposta do filme Raça que estréia nesta sexta feira, 24 de maio, em Curitiba. O longa que chega em Curitiba promove o debate sobre desigualdade racial, apontando as necessidade das políticas afirmativas.

A obra, dirigida numa parceria entre o cineasta Joel Zito Araújo e a documentarista americana Megan Mylanm, registra cenas inéditas dos bastidores do Congresso Nacional, da criação da única TV negra brasileira, a TV da Gente, a realidade do quilombo Linharinho, no Espírito Santo, em um momento da história onde o debate racial se tornou constante no discurso público e na mídia.

Filmado entre 2005 e 2011, os diretores acompanharam de perto o cotidiano do senador Paulo Paim, do cantor e empresário Netinho de Paula e da quilombola Dona Miúda dos Santos – três personalidades negras que atuam na luta pela igualdade.

“A intenção foi promover conhecimento e produzir um filme equilibrado e respeitoso com o público, mesmo com quem está divergindo das políticas afirmativas. A proposta é assegurar justiça para essa parcela da população tão massacrada”, ressalta Joel Zito.

Ação inédita - A novidade do cinema nacional foi a decisão dos diretores da película em doar a renda obtida pela bilheteria ao Fundo Baobá para Equidade Racial, organização sem fins lucrativos, que tem como objetivo mobilizar pessoas e recursos no Brasil e no exterior para apoiar projetos pró-equidade racial.

Na ocasião da estréia, Athayde Motta, diretor do Baobá, falou sobre a importância do apoio das instituições que lutam contra o racismo. “O que esse filme faz é mostrar vários negros fazendo política, desconstruindo o imaginário daqueles que nos julgam incapazes de nos organizar politicamente. Ele mostra que as políticas afirmativas desse país são feitos por nós mesmos”, declarou.

O presidente da Fundação Cultural Palmares, Hilton Cobra, chamou a atenção para a importância do trabalho da instituição em certificar áreas quilombolas e propôs que o filme seja disponibilizado para todas as regiões quilombolas principalmente aquelas que enfrentam maior conflito.

A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros parabenizou os diretores pela iniciativa de enfrentar o racismo brasileiro explicito no discurso de alguns parlamentares. Ela afirmou que a questão quilombola é e será a grande prioridade da luta pela igualdade de direitos. “Tudo que foi exibido no filme ainda está em processo, são três histórias que se cruzam e trabalharemos com afinco para o melhor desfecho”, ressalta.

“Raça”– A obra tem início com Dona Miúda entoando cânticos da nação nagô em proteção na luta contra uma grande empresa exploradora de celulose. “O negro fez e faz esse belíssimo Brasil. Queremos que as nossas terras sejam demarcadas e tituladas para que nossos filhos possam ter acesso as políticas públicas de acesso a terra, educação e moradia”, pontuou a quilombola. “Nossa luta é pela garantia de direitos das tradições quilombolas e pela preservação e respeito das comunidades de matriz africana”, finalizou.

Um dos momentos do filme que causou emoção no público, é a cena que o único senador negro do Brasil, Paulo Paim citou Zumbi, Mandela e Gandhi durante audiência pública que discutia a constitucionalidade do sistema de cotas. “Estou orgulhoso de trabalhar nesta iniciativa, avançamos muito, mas ainda há muito por fazer. O filme vai nos ajudar nessa caminhada na busca pelo sabor da vitória permanente da nossa luta”, disse Paim, após a exibição do longa.

Na experiência pioneira como empresário da TV da Gente – A TV que tem a cor do Brasil, Netinho de Paula fala sobre a ausência da democracia racial na televisão brasileira. O sinal da TV era distribuído para o Brasil, parte da Europa e toda África do Sul. “O canal foi idealizado para todos, quero abrir espaço para os profissionais negros e tratar da diversidade social como um todo”, destaca no filme.
Daiane Souza - FCP

Joel Zito Araujo em seu discurso
Daiane Souza - FCP

Senador Paulo Paim
Daiane Souza - FCP

Dona Miúda, quilombo Linharinho, no Espírito Santo
Daiane Souza - FCP

Netinho de Paula na sede da TV da Gente
Daiane Souza - FCP

Público da Pré-estréia RAÇA
TRAILER DO DOCUMENTÁRIO RAÇA

Nenhum comentário:

Postar um comentário